Início
Bem vindo Convidado · Registar
Utilizadores
Utilizador:

Palavra-Passe:

Entrar automaticamente na próxima visita?


» Esqueci a Palavra-Passe
» Registar

Tópicos
Início
Novidades

Quem está ligado
Utilizadores Activos: 7
Existe(m) 0 utilizador(es) registado(s) (0 invisíveis) e 7 convidado(s) ligados.

Estatística
Temos um total de 407 artigos em 22 tópicos,
496 imagens em 22 categorias,
2 ficheiros em 3 categorias,
1 links em 1 categorias,
Os nossos membros efectuaram um total de 0 colocações no fórum.
Temos 127 membros registados.
O membro mais recente é Julio Fortunato
Número máximo de utilizadores foi de 115 a 26.04.2011 22:25
Total de Visitantes: 1281963
Visitantes hoje: 1140
[Mais Estatísticas]

Imagem Aleatória
132

132

Renato Sousa


Início / Novidades
Novidades

Aniversário

Contributo de: josé eduardo marques Offline
Tópico: Novidades
Enviar a um amigo  Formato de Impressão
Vistas: 7
António Canilho,

Um abraço geral da CPM 8241 pelo teu 67 aniversário. Passa um grande dia na companhia dos teus.

josé marques


Colocar comentário

Guerra

Contributo de: josé eduardo marques Offline
Tópico: Novidades
Enviar a um amigo  Formato de Impressão
Vistas: 15
1. (1974) No final de abril de mil novecentos e setenta e quatro, pelas dezassete horas, o capitão avisa o soldado Silva que prepare a viatura, convoque o primeiro cabo Graciano e uma ordenança.
Pelas dezassete e vinte, o jeep sai de quebec – leia-se quartel. Percorre quinhentos metros. O capitão ordena que se inverta a marcha, percorrem cinquenta metros, manda para a viatura, sai, bate com o pingalim no cano da bota e ordena nosso cabo, se dentro de vinte minutos eu não tiver descido, chamam reforços e, de seguida, invadem o prédio detendo todos os que reagirem. Em último caso disparam.
Graciano, ……
2. (2014) O soldado Silva, de seu nome completo, Adolfo Salazar Silva, agora com mais de sessenta anos, caminhando os últimos quarenta ouvindo amigos e não só brincarem e não só com o seu nome. Nome este que lhe tem dado tantos engulhos. Quando brincavam procurando picardias brincalhonas, ele refugiava-se no Silva, o nome de maior frequência no país, portanto um nome verdadeiramente do povo. Quanto aos nomes Adolfo e Salazar, ele próprio, questionando sua mãe e restante família, sempre lhe tinham dito que funcionava como homenagem a dois grandes estadistas, um alemão outro português, todavia quem lhe dera esses nomes tinha sido o seu pai, que entretanto falecera. Havia, porém, quem afirmasse que seu pai era um anti regime e, para minorar as ideias dos profissionais de escutas no café da aldeia, esses sim, funcionários do regime, resolveu construir esse disfarce, digamos assim, nomeando seu filho de Adolfo Salazar…
3. (1974) Quando Graciano se dirige a Brunswick e lhe diz o senhor terá de me acompanhar a quebec. Ao Canadá? responde o holandês. Não, entre para a viatura se faz favor. Mas porquê? Não fiz nada, diz num português mal alinhavado. Lá saberá, entre!
…….(fábrica yogurt, lavagem dinheiro, diamantes, etc)…….
4. (2014) Graciano sentia-se muito só. Acabara de saír da pequena cidade onde se encontrara com os camaradas da guerra colonial. Era assim todos os anos.
A racionalidade dos homens numa guerra irracional, deu lugar à emoção do reencontro e à ternura resultante de dois anos trabalho em comum para um mesmo fim: o fim. Cumpriram-no. Era bom, fazia bem à cabeça, concordavam todos, aquele estar ali, naquele dia, revivendo daquele passado, não a guerra, não os tiros, não os acidentes, não os ditos à altura, inimigos. Abraçavam-se, traziam à memória as brincadeiras próprias dos vinte anos, o futebol. Pareciam ter sido recrutados porque tinham muito jeito para o futebol. Para a briga é que não. Fazia bem à cabeça, concordavam todos. A auto estrada estava deserta. Porque era fim de tarde de sábado mas também, porque as portagens eram muitas e caras.
Por necessidades fisiológicas parou na estação de serviço a cerca de sessenta quilómetros da partida. Satisfez pachorrentamente a necessidade e de seguida bebeu uma bica. Saiu, deu uma volta ao edifício, sentou-se num banco de jardim, fechou os olhos e, primeiro recordou depois sonhou.


Comentários: (1)

Fogos

Contributo de: josé eduardo marques Offline
Tópico: Novidades
Enviar a um amigo  Formato de Impressão
Vistas: 16
Camaradas da CPM 8241,

Estou, como a maioria de nós, preocupado com o incêndio que nesta data se desenrola no Algarve.

Tal como explicitei no ano passado, quero afirmar que para quem está a sofrer diretamente, caso venha a ser necessário, estarei disponível para quaisquer tipo de apoio aos camaradas e suas famílias.

No seguimento do aconteceu o ano passado, estou a escrever em nome de muitos camaradas residentes nas grandes cidades e, por isso, mais protegidos deste tipo de flagelos.

Abraço,

josé eduardo marques


Colocar comentário

Aniversário

Contributo de: josé eduardo marques Offline
Tópico: Novidades
Enviar a um amigo  Formato de Impressão
Vistas: 28
Amigo Nogueira,

Por me encontrar ausente não consultei a nossa página no dia 25 do presente mês. Peço as tuas desculpas, enviando, agora (mais vale tarde que nunca), um abraço geral de CPM 8241 pelo teu 65ª aniversário.

josé eduardo marques


Colocar comentário

Recordações

Contributo de: josé eduardo marques Offline
Tópico: Novidades
Enviar a um amigo  Formato de Impressão
Vistas: 32
Camaradas,
A CPM 8241 foi constituída maioritariamente por militares nascidos em 1951. Permaneceu em Angola no período de 26/29 de dezembro de 1972 a 7 de dezembro de 1974.
Dado que pertencemos ao grupo dos últimos homens que estiveram em tempo de guerra, somos, por consequência, os últimos testemunhos vivos daquele período. Daí, em agosto de 2017, nesta página, vos ter pedido que nela plasmassem acontecimentos vividos ou relatados por familiares ou amigos que pela guerra colonial (anticolonial para os africanos).

Dada a grande importância que, para mim, tais relatos têm, na medida em que só com base neles as gerações futuras poderão compreender a história da época, ao ser evidenciado o viver da nossa geração. Não por vaidade, mas para que tais viveres não se repitam.
Assim, considero importante um pequeno texto que retirei do livro “Nó Cego” (edição 2018, pág. 215) de Carlos Vale Ferraz, pseudónimo literário do Coronel Carlos Matos Gomes. Trata-se dum Natal de militares duma Companhia de Comandos, em Moçambique.
“– Vamos os dois celebrar a missa do galo da nossa terra, por intenção dos vossos mortos – adiantou o capelão de M com um sorriso de felicidade um tanto alvar.
A proposta causou mal-estar. Os homens que estavam no toldo da tenda do capitão baixaram os olhos para os líquidos no fundo dos copos de alumínio. Nessa noite, esses seus mortos nunca lhes tinham saído do pensamento por muitas razões fáceis de explicar e por uma que o instinto de sobrevivência recusava aceitar: todos eram candidatos a juntarem-se-lhes numa próxima saída. …”.
Este texto trouxe-me à memória a noite de Natal de 1973, felizmente com contornos diferentes, organizada pelos cabos do pelotão da Fortaleza de São Miguel.
Os referidos cabos, organizaram o jantar de Natal, num espaço ao lado da caserna, ao fundo do seu lado direito (visto de quem vai entrar na mesma). Convidaram outras praças presentes na caserna. Comeu-se o que tinham adquirido na cidade, beberam-se as Nocais e Cucas (também vinho oferecido pela equipa da cozinha, sempre prestável). Ao fim de algumas horas – não revelarei a hora exata porque, eventualmente, já tinha tocado para o recolher e sujeito-me a levar uma “porrada” - alguns dos cabos, de garrafa de cerveja ou copos de alumínio com vinho, encostaram-se ao muro, dobraram os joelhos, deixaram-se escorregar até o traseiro assentar no empedrado do chão. Depois riram, brindaram a todos os militares em comissão de serviço, como se dizia, sem deixar de homenagear aqueles que no mato, defendiam a sua e a nossa vida. Ainda hoje lhes estamos gratos.


Colocar comentário

82 páginas no total     1 2 3 4 5 6 Próxima Página Última página »

Guião da Companhia
Padrão da Companhia de Polícia Militar CPM 8241

O que há de novo
Artigos
Não há artigos novos.

Comentários nas últimas 48 horas
Não há novos comentários.

Weblinks nas últimas 2 semanas
Não há links recentes.

Galeria nas últimas 2 semanas
Não há imagens novas

Ficheiros nas últimas 2 semanas
Não há ficheiros novos.


Aniversários
Hoje, nenhum membro está a celebrar o aniversário

Eventos
Calendário de Eventos agendados nos próximos 2 dias
Não existem eventos agendados

 DSTQQSS
»


1 2 3 4
» 5 6 7 8 9 10 11
» 12 13 14 15 16 17 18
» 19 20 21 22 23 24 25
» 26 27 28 29 30 31


RSS Feed: CPM 8241 (Artigos)

Inserir Artigos | Fórum | Galeria | Calendário | Links | Ficheiros | Membros | Procurar | Livro de Visitas | Article Directory

Powered by SePortal 2.5
Copyright © 2007-2018 SePortal.org